Corrimento Vaginal
O que é corrimento vaginal?
Corrimento ou vaginite é uma inflamação ou irritação da vagina, que pode ou não estar associada com secreção anormal expelida pela mesma. Essa secreção pode possuir um odor desagradável, causar prurido e até sintomas parecidos com infecção urinária.
As principais causas do corrimento são:
Infecções Vaginais;
Vulvites e vulvovaginites;
Infecções cervicais ou do colo do útero;
ISTs.
Os corrimentos mais conhecidos são: a candidíase, a tricomoníase, a vaginose bacteriana e a cervicites.
Quais são os sintomas de corrimento vaginal?
Os sintomas da vaginite variam de acordo com o tipo de corrimento, cada um com seu sinais específicos. Os sinais mais conhecidos são:
Odor desagradável;
Coceira;
Corrimento espesso.
Alteração do aspecto habitual.
Em alguns casos, principalmente quando associado com sangramento e odor de sangre coagulado na região, o corrimento pode apontar problemas mais sérios como por exemplo o câncer de colo do útero. Portanto se notar algum corrimento diferente, procure o seu ginecologista.
Quais exames para corrimento vaginal?
Sem dúvida o exame mais importante para o diagnóstico é o exame clínico. Através do exame especular, aquele aparelhinho chamado bico de pato, o ginecologista consegue identificar o aspecto do corrimento, seu odor, e através de suas características determinar qual sua causa mais provável e seu tratamento.
Em alguns casos alguns exames complementares podem ajudar no diagnóstico. São importantes para a exclusão de Câncer de colo através do Papanicolaou, e determinar o agente em casos de corrimentos recorrentes com a cultura de secreção vaginal. Portanto, Os exames mais utilizados como auxiliar do exame clínico são:
Cultura de secreção vaginal;
Colpo citologia Oncótica ou Papanicolaou;
PCR para DSTs;
Captura Híbrida ou PCR HPV
Para coleta desses exames, relações sexuais devem ser evitadas nos dois dias anteriores para evitar alterações, assim como o uso de duchas vaginais ou uso de cremes tópicos, além de não poder estar menstruada o que pode atrapalhar o médico patologista na hora de analisar o material coletado.
Caso tenha alguma dúvida ou apresente algum desses sintomas, consulte seu ginecologista.
Qual o tratamento para corrimento vaginal?
O tratamento do corrimento vaginal, irá depender da causa. Por isso é importante o diagnóstico correto. Após a avaliação do ginecologista e identificação da causa, o tratamento é realizado especificamente para cada diagnóstico.
Podem ser utilizados tratamentos por via vaginal com cremes ou óvulos, compostos em sua maioria por antibióticos ou antifúngicos e até mesmo pela combinação dos dois. Além dos tratamentos por via oral, com comprimidos, contendo os mesmos componentes.
Existem ainda outras causas não infecciosas, como por exemplo a presença de corpo estranho vaginal, no qual o tratamento seria apenas a remoção do objeto.
Podemos ainda associar medicamentos sintomáticos, que complementam o tratamento aliviando os sintomas. Não deixe de procurar o seu médico para realizar o tratamento adequado ao seu caso.
Alguma dúvida?


Se ficou com alguma dúvida ou deseja agendar uma consulta para avaliação, entre em contato no link abaixo


Endereço
Instituto Rhiza - Sala 02
R. Jarinu 305 - Tatuapé, São Paulo - SP
(próximo ao Shopping Metro Tatuapé)
Contato
institutorhiza@gmail.com.br
11 99594-7606