Incontinência Urinária
Entendendo a Incontinência: Recupere seu Bem-Estar e Qualidade de Vida
A incontinência urinária, apesar de bastante comum, é um tema pouco abordado pelas mulheres. Isso se deve ao fato do constrangimento e estigmas carregados pela sua imagem.
No Instituto Rhiza, entendemos os desafios enfrentados por mulheres que lidam com a incontinência urinária. Nossa equipe está aqui para fornecer informações detalhadas sobre essa condição comum e oferecer tratamentos eficazes para ajudá-la a viver livre de preocupações e desconfortos.
O que é Incontinência Urinária?
Prevalência e fatores de risco da Incontinência Urinária
A incontinência urinária afeta mulheres de todas as idades, porém é muito mais comum em mulheres mais idosas, especialmente após a menopausa. Estima-se que até 45% das mulheres adultas apresentem algum grau de incontinência urinária ao longo de suas vidas.
Os fatores de risco para desenvolver incontinência urinária incluem:
idade avançada (geralmente pós menopausa);
histórico de parto vaginal (especialmente em RN com mais de 3.500g);
obesidade;
tabagismo;
histórico de cirurgias pélvicas;
tosse crônica, constipação (ou qualquer outra causa que aumente a pressão abdominal)
A incontinência urinária é uma condição na qual ocorre perda involuntária de urina, podendo ocorrer devido a diferentes causas.
As formas mais comuns são:
incontinência urinária de esforço: ocorre após qualquer atividade que aumente a pressão abdominal, como tossir, espirrar, rir ou agachar
incontinência urinária de urgência: vontade súbita de urinar, não sendo possível controlar.
incontinência urinária mista: quando há componentes da incontinência mista associados sintomas de urgência
Como é feito o diagnóstico de Incontinência Urinária?
O diagnóstico da incontinência urinária é simples e normalmente possível apenas com a história clínica da paciente. Porém para um tratamento adequado deve-se classifica-la de acordo com o tipo de incontinência (esforço, urgência ou msita) através de uma avaliação detalhada da história clínica, exame físico, diário miccional (maneira simples de quantificar os episódios de perdas urinárias e fatores desencadeantes), manobra de Valsalva (teste de tosse para avaliar a perda urinária), e exames complementares quando necessários. Dentre os exames complemenatres destacam-se: exame de Urina, Ultrassonografia de vias urinárias e Estudo Urodinâmico. Vale destacar que nem sempre todos os exames são necessários, sendo importante a avaliação de um profissional para identificar quais exames se adequam a cada paciente.
Tratamento de Incontinência Urinária: Sua qualidade de Vida de Volta
O tratamento da incontinência urinária normalmente contempla uma abordagem multidisciplinar e varia de acordo com o tipo de incontinência predominante. Em geral o tratamento engloba mudanças no estilo de vida, como perda de peso e fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico por meio de exercícios específicos, conhecidos como exercícios de Kegel. Além disso, terapias comportamentais, medicamentos e procedimentos cirúrgicos podem ser recomendados, dependendo do tipo e gravidade da incontinência.
Vale destacar que tanto a Incontinência Urinária de Urgência quanto a Incontinência Urinária de Esforço se beneficiam do Laser Ginecólogico, sobretudo nas pacientes no climatério ou pós menopausa. O laser de CO2 é um tratamento não invasivo que fortalece os tecidos do assoalho pélvico e estimula a produção de colágeno, ajudando a melhorar a função da bexiga e reduzir os sintomas de incontinência urinária. Este tratamento encontra-se disponível no Instituto Rhiza, caso tenha alguma dúvida ou deseje realizar um agendamento você pode entrar em contato ou agendar sua consulta através do link abaixo.
Etiologia: Como acontece a Incontinência Urinária?
As causas para incontinência urinária irão depender de seu tipo:
Incontinência Urinária de Esforço: Este tipo de incontinência ocorre quando há enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, que são responsáveis por sustentar a bexiga e controlar o fluxo urinário. Isso pode ocorrer devido ao parto vaginal, envelhecimento, obesidade ou cirurgias pélvicas.
Incontinência Urinária de Urgência: Neste caso, a bexiga se contrai de forma inesperada e forte, resultando na perda de urina. A causa exata ainda não é totalmente compreendida, mas fatores como irritação da bexiga, infecções do trato urinário, alterações hormonais e lesões nervosas podem contribuir para esse tipo de incontinência.
Já nos casos de incontinência urinária mista, podem estar presentes fatores de ambas as causas associados.
Ficou com alguma dúvida?


Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre incontinência urinária, ou deseje agendar sua consulta ou tratamento com laser ginecológico, clique no botão abaixo


Endereço
Instituto Rhiza - Sala 02
R. Jarinu 305 - Tatuapé, São Paulo - SP
(próximo ao Shopping Metro Tatuapé)
Contato
institutorhiza@gmail.com.br
11 99594-7606