Sangramento Uterino Anormal (S.U.A)

O que é Sangramento Uterino Anormal?

O sangramento uterino anormal (SUA) é uma das queixas mais comuns no consultório ginecológico, e uma das principais causas que levam as mulheres a procurarem o ginecologista devido ao impacto na qualidade de vida das mulheres que essa alteração do ciclo pode provocar, interferindo em aspectos emocionais, físicos, sexuais e inclusive profissionais.

Esse termo abrange todas as irregulares que podem acometer o ciclo menstrual, independente da causa.

Para entender o SUA, devemos primeiro conhecer o ciclo menstrual normal. Para isso levamos em consideração 03 parâmetros principais: a duração, o intervalo e o volume. Os valores podem mudar de acordo com a referência, porém os valores mais aceitos são:

  • Duração: 03 a 08 dias;

  • Intervalo: 25 a 35 dias;

  • Volume: 30 a 80 ml;

Uma alteração em qualquer um desses parâmetros já caracteriza um sangramento uterino anormal e portanto deve ser investigado. Procure o seu ginecologista caso apresente alguma alteração.

Quais são as causa de sangramento uterino anormal?

A Federação Internacional de Obstetrícia e Ginecologia (FIGO) propôs uma classificação das condições que tendem a resultar em SUA, facilitando, dessa forma, avaliação e tratamento. Para determinar a etiologia do sangramento uterino anormal, foi criado o acrônimo PALM-COEIN, em que cada letra denomina uma possível etiologia.

A primeira parte, PALM, descreve questões estruturais, enquanto a segunda, COEI, questões não estruturais. Já o N significa ‘não classificado de outra forma’. Vale lembrar que o primeiro passo na investigação é afastar a hipótese de gestação, já que existem muitas causas obstétricas de sangramento vaginal, como por exemplo o abortamento.

  • P: Pólipo;

  • A: Adenomiose;

  • L: Leiomioma (miomas uterinos);

  • M: Malignidade

  • C: Coagulopatia

  • O: Ovulatória

  • E: Endometrial

  • I: Iatrogênica (uso de medicamentos, incluindo anticoagulantes, ou tratamento clínicos que podem resultar em SUA)

  • N: Não classificado de outra forma.

    Aqui no site você encontra uma sessão exclusiva para as principais causas, com informações específicas sobre cada etiologia, e caso fique com a lguma dúvia, entre em contato através do final da página ou agende sua consulta.

Como é feito o diagnóstico e tratamento de SUA?

Primeiramente o ginecologista precisa caracterizar o sangramento quanto ao seu padrão de duração, intervalo e volume e identificar se realmente existe alguma alteração no padrão menstrual. Após confirmada a alteração deverão ser avaliadas as principais causas que compõem o PALM-COEIN, utilizando exames complementares.

Os principais exames utilizados para avaliação são os exames laboratoriais, que irão identificar as causas não estruturais como alterações na ovulação ou coagulopatias, e os exames de imagem que irão identificar as possíveis alterações estruturais presentes.

Sempre deve-se atentar também para a data de coleta do ultimo exame de citologia, já que a causa do sangramento também pode ser do colo do útero, e caso já esteja dentro do intervalo recomendado de coleta para a faixa etária realizar uma nova coleta para descartar tal hipótese.

O tratamento é específico para cada causa e portanto será explicado em mais detalhes nos tópicos específicos de cada uma das doenças.

Alguma dúvida?

ginecologista responde dúvidas em seu computador
ginecologista responde dúvidas em seu computador

Se ficou com alguma dúvida sobre SUA ou deseja marcar uma avaliação, entre em contato pelo link abaixo