HPV | Verrugas genitais

HPV e Verrugas Genitais: Desvendando o Caminho da Saúde Íntima

É conhecido que o HPV é a infecção sexualmente transmissível de maior incidência, sendo que 80% das mulheres terão contato com o vírus em algum momento de sua vida reprodutiva. Existem diferentes subtipos de HPV, os de baixo grau sendo relacionados com os condilomas, as chamadas "verrugas genitais", e os de alto grau relacionados com alterações pré-malignas principalmente no colo do útero. Neste artigo iremos focar nas verrugas genitais, mas você pode saber mais sobre os subtipos de alto grau na seção: NIC, NIV e NIVA

HPV: Compreendendo os Subtipos e Fatores de Risco

Prevalência e Sintomas: Estatísticas Importantes para Sua Saúde

O HPV é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns afetando homens e mulheres, sendo mais comum nas faixas etárias mais jovens. Muitas vezes, a infecção é assintomática, tornando o diagnóstico desafiador. No entanto, nos casos sintomáticos dos subtipos de baixo grau, podemos observar:

  • verrugas genitais;

  • coceira;

  • desconforto.

O HPV é um vírus com diversos subtipos, alguns de baixo risco e outros de alto risco. Os subtipos de baixo risco estão associados às verrugas genitais, sendo os mais frequentes os subtipos 6 e 11. Já os subtipos de alto risco podem levar a complicações mais sérias, incluindo o desenvolvimento de câncer cervical, sendo neste caso os subtipos 16 e 18 os mais frequentes.

Os fatores de risco para HPV, seja de baixo ou alto risco, incluem: atividade sexual desprotegida, múltiplos parceiros sexuais, sistema imunológico enfraquecido e início precoce da atividade sexual.

Diagnóstico: Precisão para um Cuidado Adequado

No Instituto Rhiza, utilizamos métodos de diagnóstico avançados, incluindo exames Papanicolau, testes de DNA para identificar o vírus e seus subtipos e ainda vulvoscopia, que permite nos casos de dúvida diagnóstica ou de manifestação atípica realizar o diagnóstico com precisão e assim orientar o tratamento adequado.

Tipos de Tratamento: Personalizado para Sua Saúde

O tratamento para verrugas genitais pode variar de acordo com o número de lesões, a extensão das lesões e o impacto na qualidade de vida da paciente. Opções incluem medicamentos tópicos, cauterização com ácido e, nos casos de lesões de maior tamanho, remoção cirúrgica.

Atualmente, podemos realizar a remoção através de procedimento com laser de CO2. Essa tecnologia possibilita um tratamento mais eficaz e com um melhor resultado estético. Você encontra essa tecnologia no Instituto Rhiza, agende já sua consulta para descobrir se essa opção de tratamento é a que mais se adequa a você.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou preocupação relacionada ao HPV, verrugas genitais ou outras questões ginecológicas, não hesite em mandar uma mensagem. Sua saúde é nossa prioridade.

Ficou com alguma dúvida sobre HPV?

ginecologista responde dúvidas em seu computador
ginecologista responde dúvidas em seu computador

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre HPV, ou sobre o tratamento a laser das verrugas, envie uma mensagem