Pólipos Endocervicais
Pólipos Endocervicais: Entenda e Cuide de Sua Saúde Ginecológica
No Instituto Rhiza, compreendemos a importância de informar e apoiar nossas pacientes em todas as fases de sua jornada de saúde. Vamos explorar juntas os pólipos endocervicais, uma condição que merece atenção e cuidado especializado.
O que são os Pólipos Endocervicais?
Etiologia e Fatores de Risco dos Pólipos Endocervicais
A origem exata dos pólipos endocervicais ainda é objeto de estudo, mas fatores como alterações hormonais e inflamações crônicas podem desempenhar um papel importante no seu desenvolvimento. Mulheres na pós-menopausa e aquelas que usam terapia hormonal têm um risco ligeiramente aumentado, porém os pólipos podem se desenvolver em qualquer faixa etária.
Os pólipos endocervicais são crescimentos benignos que se desenvolvem na região do colo do útero, conhecida como cérvix. Embora geralmente inofensivos e assintomáticos, esses pequenos crescimentos podem causar desconforto e, em alguns casos, resultar em sangramento anormal e até mesmo sangramento após relação.
Sintomas: Fique Conectada com o Seu Corpo
Os pólipos endocervicais em sua maioria são assintomáticos, especialmente nos pólipos de menor tamanho. Porém, em alguns casos, podem apresentar sintomas como:
sangramento após relações sexuais;
sangramento intermenstrual;
sangramento aumentado;
aumento do muco cervical.
Se você notar alguns desses sintomas, é fundamental buscar a avaliação de um profissional de saúde.
Métodos Diagnósticos: Precisão e Cuidado
No Instituto Rhiza, empregamos métodos diagnósticos avançados para garantir resultados precisos. Exames como a colposcopia e a biópsia são fundamentais para determinar a presença de pólipos endocervicais ou realizar a confirmação diagnóstica. Em alguns casos, especialmente nos pólipos de menor tamanho, conseguimos realizar a remoção completa durante o próprio exame de colposcopia, sendo assim um procedimento diagnóstico e terapêutico. Após a biópsia ou remoção, o produto é enviado ao patologista que irá analisar e assim orientar o plano de tratamento mais adequado.
Tratamento: Personalizado para Sua Saúde
O tratamento dos pólipos endocervicais pode variar de acordo com sua localização, tamanho e o tipo de base, mas frequentemente a remoção durante um simples procedimento de colposcopia é suficiente. Nos casos mais complexos, pode ser necessário considerar outros procedimentos como a histeroscopia diagnóstica, para uma melhor caracterização e retirada. Nossa equipe especializada está pronta para discutir as opções disponíveis e criar um plano de cuidados adaptado às suas necessidades individuais.
Agende sua consulta no Instituto Rhiza e dê o primeiro passo em direção a uma saúde ginecológica robusta e equilibrada.
Ficou com alguma dúvida?


Se ficou alguma dúvida sobre pólipos ou deseja agendar uma avaliação, entre em contato pelo botão abaixo


Endereço
Instituto Rhiza - Sala 02
R. Jarinu 305 - Tatuapé, São Paulo - SP
(próximo ao Shopping Metro Tatuapé)
Contato
institutorhiza@gmail.com.br
11 99594-7606